TEXTOS DO POETA PEDRO VIOLA



SONHAR, UM DIREITO DE TODOS!

       Todo ser humano na face da terra tem direito e deve sempre sonhar; lembrando que, nem sempre sonhar alto, caracteriza-se em não se saber sonhar E é importante dizer, que os sonhos não acontecem por acaso. Portanto, dentro deste entendimento podemos dizer, que, para realizar-se um determinado sonho, é necessário que se lute por ele e, sem dúvida, com objetivo. Aliás, é sabido, que, desde a tenra idade o ser humano já começa a sonhar e, geralmente um dos primeiros sonhos é crescer e ajudar os seus respectivos pais de alguma forma, ou da melhor forma possível. De acordo com a faixa etária de idade atingida, novos sonhos vão surgindo, como: o namoro, um bom casamento, possuir uma casa bonita e bem arrumada, cursar uma faculdade, conseguir um bom emprego, etc. Certo é que, todo ser humano sonha com algo; mas, vale dizer, que ninguém pode chegar a um determinado lugar indo pelo caminho contrário, pois quanto mais depressa vier a andar, mais distante ficará do mesmo.
      Com isso, podemos afirmar que planejar é um dos pontos de vista mais lógico para se alcançar àquilo que se deseja. É importante frisar, que é projetando que se saberá escolher e, sobretudo como fazer para realizar aquilo que se projetou, pois, de nada adianta sonhar em conhecer um país estrangeiro, esperando que ele o venha visitá-lo.
      Antes de concluir esta pequena reflexão, gostaria de dizer que vale a pena se lutar pelos nossos sonhos ou ideais, desde quando eles sejam éticos, ou seja, que sirva para o nosso bem sem prejudicar o nosso próximo. Infelizmente ainda vemos hoje em dia, em pleno século vinte e um, pessoas que, de forma ilícita, sonham em possuir ou tomar algo que é dos outros.
      Lembre-se que a nossa felicidade depende muito de nós mesmos, pois o desejo de Deus é que sejamos felizes, mas devemos também lembrar que Deus é justo. Daí a importância de refletirmos se os nossos sonhos e projetos estão dentro do plano Dele.

 A FORÇA HUMANA É LIMITADA!

      A força mental é uma teoria defendida por boa parte da sociedade, o que se deve respeitar; mas é importante dizer que a Bíblia diz que os nossos pensamentos não são os pensamentos de Deus (Is 55:8), e é claro que a Bíblia também diz que devemos ter a mente de Cristo (1Co 2:16).
      Pensar positivo é sem dúvida, o caminho para o sucesso ou um resultado promissor. Mas como defender a teoria da positividade? É natural que cada ser humano sonhe com algo, alguns sonham em conseguir um bom emprego, outros, comprar um bom carro, outros acertar na esportiva, outros em andar de avião, etc. É certo que muitos já conseguiram alcançar ou realizar alguns de seus sonhos, mas é certo também que muitos descobriram ao realizar determinado sonho que não fizeram uma boa escolha no campo dos sonhos. É fato comprovado que para muitos o sonho realizado não passou apenas de uma tragédia. Com isso, e baseado na Bíblia, podemos dizer que colocarmos os nossos sonhos nas mãos de Deus, sempre foi, e sempre será, o melhor caminho. Ressalvando, que Ele respeita o livre-arbítrio de cada um. Daí a importância de se vigiar um pouco mais na hora da nossa escolha
                                     
 PARA VOCÊ REFLETIR

 Papai, como eu gostaria de saber se o senhor pelo menos ainda se lembra de mim, pois já faz mais de dez anos que separou-se da minha mãe, deixando-me apenas com dois anos de idade; e de lá para cá, nunca se lembrou de mim, é o que posso imaginar uma vez que nunca mandou sequer uma notícia, como se eu fosse o verdadeiro culpado dessa triste e lamentável separação entre você e ela. Eu sei que os dois mil km que nos separa, é muito longe; mas através de uma simples carta, telefonema ou outros meios de comunicação, você poderia, ou pode comunicar-se comigo! não é mesmo?
      Hoje é vinte e cinco de dezembro de dois mil e sete, data exatamente do meu aniversário e, em que os familiares e amigos aproveitam para se confraternizarem com felicitações, enquanto que para mim, não passa de uma data apenas de recordação e, sobretudo, reflexão e pesadelo. Aliás, o que mais me emociona nesse dia, não são os presentes que vejo tantas crianças receberem, mas sim, o sorriso e o abraço fraterno de seus respectivos pais, pois apesar da minha mãe me dá carinho e amor, ela nunca me negou que eu também tenho um pai. Sei que assim como eu, existem vários outros, fruto de uma atitude no mínimo insensata de determinados pais.             
É importante dizer, que nada justifica um pai  abandonar um filho desde os dois anos de idade, como foi o meu caso mais especificamente.
      Será que tudo isso é fruto de um novo relacionamento, onde você, quem sabe, com receio de algo, preferiu negar que já é pai; será que a suposta e mais nova pretendente ou quem sabe esposa, é daquelas que não aprendeu a se colocar no lugar dos outros, humanamente falando. A separação conjugal mesmo contrariando a vontade de Deus, ainda dá pra se entender no caso da infidelidade, mas a separação direta ou abandono ao filho, não. É sabido que partes de alguns cônjuges de um novo relacionamento, de forma imatura e impensada, às vezes têm procurado impedir ou dificultar o relacionamento, de muitos pais genericamente falando, com relação a seus respectivos filhos.
      É importante também lembrar que exatamente nesta data, vinte e cinco de dezembro, em que se comemora o Natal, comemora-se também o nascimento daquele que pode solucionar todo e qualquer problema. Aliás, é bom esclarecer que não quero aqui de forma alguma julgar e, muito menos ser juiz da causa ou problema de ninguém, pois, cada caso é um caso. 
Não concordo com esse ponto de vista; mas quantos filhos hoje em dia já não querem mais se aproximar dos pais por considerarem esse tipo de atitude um verdadeiro ato de ingratidão, causado por muitos pais ou mães, que, infelizmente, mesmo estando perto, parece estar tão distante. Espero que você, não tenha experimentado ou vivido esse tipo de situação. Mas, caso já viveu ou esteja vivendo não baixe a cabeça, pois assim como Cristo, libertador e salvador da humanidade nascera um dia lá em Belém numa manjedoura, hoje Ele quer também nascer em teu coração. Com certeza Ele é o maior e melhor presente que o ser humano pode e deve adquirir na face da Terra. Lembre-se que além do vazio da alma, Cristo também quer preencher todas as lacunas da tua vida, seja do ponto de vista: material, físico, emocional, conjugal, etc. Ele tem poder para mudar a tua história, pois ele é o único pai que não abandona os seus filhos.  (Sl 27:10). E é importante dizer que você só ficará distante dele se quiser; pois agora mesmo Ele te chama conforme o versículo abaixo da Bíblia Sagrada: “vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt. 28: 11), e o segredo além da fé, é deixar Ele ser o Senhor da tua vida.                                                                  

O PAPEL DO VERDADEIRO AMIGO

 

       Muitas pessoas por considerarem o amor, algo tão forte e tão essencial, preferem não pregar sobre o mesmo, mas, demonstrar mais através da prática no dia a dia. É compreendido que o testemunho, por falar mais forte ou mais alto, é indispensável na vida do ser humano e, sobretudo, de quem serve ao Senhor Deus; pois na verdade, ele é o resultado daquilo que falamos ou pregamos. Dentro dessa compreensão pode se dizer, que, tanto o falar, quanto o testemunhar daquilo que pregamos é de igual importância e, é necessário  que assim venhamos interagir sempre.
Muita gente tem confundido o ato de amar, achando que só é verdadeiramente amada por alguém quando esse alguém lhe diz amém em tudo, ou seja, tem que concordar sempre com o seu ponto de vista, mas, esse não é, e nem deve ser,
o verdadeiro procedimento de quem ama de verdade, pois, por não sermos dono da verdade, podemos correr o risco de termos um ponto de vista equivocado. Dizer amém em tudo, apenas para agradar ao amigo, não é, na verdade, o  caminho correto, uma vez que “ é melhor a repreensão franca do que o amor encoberto”. (Pv 27:5) Daí, o porquê da necessidade tanto de se saber ouvir, quanto de falar.(1Co 4:6).
      Lembre-se que a indireta ou a carapuça, como diz o adágio popular,dói muito mais do que a verdade dita da forma correta, por mais pesada que ela pareça ser.
  
APENAS NO PAPEL!

      Pelo menos no papel, os chamados direitos humanos è uma realidade e, não quero aqui de forma pejorativa reportar-me contra o mesmo, mas dizer que na prática não têm funcionado como deveria de acordo com a própria Constituição, quando diz que todo bom cidadão tem direito à moradia, à saúde, educação, causas civis e política.
      Com todo respeito aos seus membros, parece   até que a Constituição, foi criada muito mais para a classe argentária do que para a classe plebéia, ou seja, menos favorecida; pois quando alguém de estrutura financeira elevada, enfrenta algum tipo de constrangimento, os Direitos Humanos dão a impressão de estar mais presente, ou seja, à disposição, com maior veemência. Enquanto isso, quantas pessoas moram debaixo de pontes, sem agasalhos adequados, sem comida para se alimentar, e, é claro, sem o estado de saúde normal, sendo muito mais atendida pela sociedade civil.
      Os meios de comunicação em massa, de forma beneficente, têm mostrado a cada dia essa drástica realidade. Aliás, há quinze anos atrás não pude me conter e, com as lágrimas a descer pela face, presenciei várias pessoas, quero crer, pais de famílias, não só pegando comida no lixo, mas também se alimentando da mesma, totalmente de forma explícita. Aliás, por conta dessa e de outras situações, lhe aconselho ler o livro intitulado “Quem será o Verdadeiro Culpado?”, escrito por Láila Pires Maciel, aos seus doze anos de idade.
      Com o sistema montado, politicamente falando, no papel, os direitos e deveres são de todos, na prática, apenas de alguns, sendo o maior prejudicado a classe menos favorecida que, se correr o bicho pega, e se ficar o bicho come, como diz o ditado popular.

  QUAL É O SEU CONCEITO SOBRE DEUS?

 

 Quero iniciar este texto dizendo que, Querendo ou não toda raça humana depende de Deus e, querendo ou não, Ele é, e sempre será o grande “Eu Sou” Criador dos Céus e da Terra e de tudo que neles há (Sl 24: 1) Até mesmo alguns que afirmam serem ateus, em determinadas circunstâncias acabam revelando ou demonstrando de alguma forma que existe um Ser superior. Na verdade, com toda riqueza que tem a natureza do nosso Universo, ela não tem e seria incapaz de ter o raciocínio lógico para tanta perfeição, que com certeza só o Todo-Poderoso com o seu poder infinito e onisciente poderia ter. Não existe nada em cima desta terra ou até mesmo embaixo dela que não tenha uma serventia e, isto, de acordo com o planejamento ou decisão do próprio Deus.
Infelizmente em pleno século XXI, ainda se vê pessoas com um conceito totalmente distorcido e bastante crítico, parecendo se sentir muito mais bem ao ouvir pessoas contarem piadas consideradas indecentes com relação ao próprio Deus, que ouvir falar do seu verdadeiro amor através da Bíblia. É claro que não queremos dizer que tais pessoas têm uma índole tão mal, pois na verdade muitos erram por não conhecer a própria palavra de Deus, que é a Bíblia Sagrada (Mt 22: 29) a qual sem dúvida é a fonte certa para quem deseja conhecer mais sobre Deus (Jo 5:39). Com certeza a Bíblia é a bússola certa para se chegar ao reino dos Céus. Aliás, ela também diz que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rm 3: 23), ou seja, ela deixa claro que cada pessoa individualmente precisa além de crer, reconhecer a condição de pecador, e através do arrependimento ter um encontro pessoal pela fé com Deus (Rm10: 9,10).
     Além das referências bíblicas neste pequeno texto, gostaria que você meditasse um pouco mais na Bíblia Sagrada. Quiçá, você é um leitor assíduo de outros livros considerados importantes, o que não se poderia discordar, porém tenho a ousadia em afirmar que o Evangelho é o mais importante, por isso ele nunca deve ficar em segundo plano, pois nele mesmo está escrito: “buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:33). Portanto, se quisermos ter tanto o conhecimento, quanto uma vida espiritual mais amadurecida, precisamos meditar na Bíblia e tê-la como regra de fé e prática em nossas vidas.

 UM TRIO PERIGOSO

 

            Droga, violência e abuso sexual, são áreas distintas, porém muito presente nos dias atuais.
      A droga tem sido responsável por um grau bastante acentuado de complicações em vários fatores. Aliás, vários usuários de drogas hoje em dia sofrem de depressão ou distúrbio mental; outros vivem no mundo da ociosidade, e por conta disso, muitos deles por não terem uma condição financeira bem estruturada chegam ao ponto de exercerem a prática do roubo; pelo menos para sustentarem os seus vícios.
      Com relação à violência, podemos dizer que ela é responsável por muitas misérias causadas no seio da sociedade. Muitas famílias têm sido destruídas por ato de violência, inclusive, na área conjugal. A pessoa violenta dificilmente controla as suas emoções diante dos contratempos, trazendo assim enormes prejuízos, tanto para o seio familiar quanto à sociedade como toda.
      O abuso sexual, com certeza, é outro mal terrível que temos visto acontecer ultimamente. De forma absurda, muita  gente tem praticado o ato sexual. Os meios de comunicação revelam a cada dia, que, de forma forçada, muitas mulheres têm praticado o ato sexual mesmo sem querer, algumas pela imposição da força física, outras pela  psicológica e assim por diante.
       Portanto, podemos entender que tanto a droga, quanto à violência e o abuso sexual, é um trio muito perigoso e, sem dúvida, de muita semelhança em termos de riscos, que na verdade, só trazem prejuízos para a nossa sociedade, que não só clama por justiça, mas também por uma mudança extremamente radical por parte daqueles que, por algum motivo têm se infiltrados por esse caminho.
      Quero concluir dizendo que não existe grande herói sem enfrentar uma grande luta. Devemos unir nossas forças e juntos usarmos todas as ferramentas possíveis, sendo a maior delas a conscientização, para termos uma sociedade melhor. 

 CONSCIENTIZAÇÃO

 

         A conscientização é, sem dúvida, um dos fatores mais principais para o sucesso em qualquer área da nossa vida. Toda pessoa que interage com inteireza de consciência, e é claro, de forma positiva, seja qual for o setor, vai sempre se sentir segura com relação às suas responsabilidades ou decisões. Aliás, a falta de consciência é responsável por grande parte dos problemas nos diversos setores da vida: profissional, social, familiar, e assim por diante.
        Toda decisão ou atitude tomada inconscientemente, além da sensação de insegurança e de outras coisas mais, pode causar diversos problemas, inclusive, o emocional, pois como diz o ditado popular, que um erro puxa outro erro. A hipocondria , tem sido uma constante em nossos dias na vida de muitos e, geralmente, a pessoa vitimada, por conta de tais e possíveis conseqüências, corre também o risco de  destruir sua própria família,  primeira Instituição a ser criada na face da Terra pelo Senhor Deus, de acordo com a Bíblia Sagrada. (Gn 1:27)
      Inconscientemente muitas pessoas acabam julgando o seu próximo totalmente de forma errada, às vezes por conta  do ciúme demasiado, ou por não gostar do jeito de ser da pessoa, bem como por tantas outras situações. 
Na tentativa de desculpar-se, ouvi certa feita um  pai de família, afirmar que não deixava faltar nada para a sua esposa e os seus estimados filhos, simplesmente pelo fato de cumprir com as obrigações  básicas de casa no  campo das despesas,   porém, o que ele estava esquecendo como pai, era de dar carinho, atenção, ética moral, respeito, etc.
      É importante frisar que a consciência, em se tratando como um todo envolve toda a sociedade, uma vez que para se interagir de forma consciente, é preciso ter consciência e conhecimento das respectivas situações. Portanto, tanto as pessoas preparadas, que podem fazer algo, não devem cruzar os braços, quanto às pessoas carentes. Não se deve ficar apático, num mundo, onde ociosidade ainda é uma realidade, do ponto de vista das informações ou esclarecimento. É sabido que, muitas pessoas, mesmo sendo preparadas, preferem ser omissas, fingindo não vê determinadas situações, até mesmo de forma drástica, e às vezes, ao seu próprio redor.
      Quero concluir este pequeno texto, aconselhando, tanto a você, que pode fazer algo, no sentido de conscientizar, quanto aos que necessitam a não cruzarem os braços. Não devemos permitir que a ociosidade nos torne expectadores e omissos diante de tantos problemas, envolvendo a nossa sociedade.

TRADIÇÃO

 

      A tradição não significa apenas a transmissão oral de lendas, costumes, etc, mas também, de fatos; o que vale dizer que quem tem a Bíblia Sagrada como regra de fé e prática, não deve fugir ou desviar-se  dos seus princípios bíblicos.
      Apesar de algumas mudanças radicalistas por parte de denominações ou seitas ao longo dos tempos, podemos dizer que a Bíblia nunca mudou e jamais mudará (Ml 3:6). Aliás, Jesus na sua infinita onisciência não só instruiu a seus discípulos quanto aos desafios que haviam de enfrentar, como também, a forma de si comportar e interagir diante deles (Jo 16:33) (At 4:20).
      Além de fugir da aparência do mal, o cristão também deve repreendê-lo com ousadia, mesmo tendo que pagar o preço, pois nem sempre o cristão é compreendido, e o exemplo maior e mais claro foi o do nosso Senhor Jesus Cristo com relação a sua própria família. (Mt 10:36). A vida cristã é sem dúvida, uma vida de batalha. Muitos cristãos pagaram preços altíssimos, como foi o caso de João Batista, Estevão e tantos outros que preferiram morrer, a ser omissos ou negligentes à palavra de Deus. Certo é que todos os cristãos devem partir para a seara, porém, não para ser omissos, mas para falar a verdade, que é a palavra de Deus, a qual é poderosa para libertar e salvar o homem dos seus pecados.
      Não podemos nos conformar com tantos absurdos existentes na atualidade, onde os interesses individuais às vezes estão mais presentes, ou seja, em primeiro lugar na vida de muitas pessoas, inclusive de algumas que professam a fé em Cristo. Na verdade o nosso objetivo aqui não é criticar de forma pejorativa a ninguém, mas sim, levar uma palavra de alerta; que entendemos ser de suma importância, sobretudo, para quem está precisando.
      Como discípulo de Cristo, devemos repreender o mal, como já foi dito, e pregar o Evangelho na sua verdadeira essência, sem se preocupar com certas formalidades. É importante que cada um de nós venhamos a refletir um pouco mais sobre o comportamento daqueles a quem devemos imitá-los.

        PREPARA-TE: JESUS VEM!

 

       Apesar de a Bíblia Sagrada enfatizar a volta de Jesus de Nazaré, para muitos essa afirmativa não passa de uma redundância. Aliás, a Bíblia deixa claro que a função do diabo é procurar sempre enganar e distanciar as pessoas do caminho do Senhor Deus, sobretudo, daqueles que professam a fé em Jeová (Gn 3:4,5). 
      A utopia tem distanciado muita gente do reino de Deus; alguns até chegam a duvidar da própria existência divina, ou seja, do Senhor Deus, Criador dos Céus e da Terra e de tudo que neles há. Na verdade não são poucos os que levam uma vida como se Deus não existisse, mas a Bíblia é clara ao dizer que todos hão de prestar contas a Deus (Rm 14:12). Existem também aqueles que acham que nunca irão partir dessa vida para outra, ou no mínimo, só na senilidade, vivendo sem nenhuma preocupação com relação à salvação de sua alma. E ainda há aqueles que crêem que Jesus existe e que dizem ter consciência da necessidade da salvação, porém, o desejo pelas coisas materiais têm sido muito mais forte; mas veja o que a Bíblia diz: ( Tg 4.14; Mt 6:34 ). Apenas 30 % da população brasileira entregaram suas vidas ao Senhor, que sem acepção de pessoas, aceita todos quantos, arrependidamente, venham confessarem os vossos pecados a Ele. E você, caro amigo leitor, que ora lê esta pequena reflexão, em qual dessas áreas ou situações você se enquadra? A Bíblia é clara em dizer: Prepara-te ò Israel para encontrar com o Senhor teu Deus (Am 4:12).Vale a pena refletir.

UMA HISTÓRIA REAL   

 

      Aos vinte e três anos de idade, aproximadamente, certo dia um jovem de família humilde, porém, de boa aparência, sem saber, deparou-se com sua futura esposa, a qual tinha dez anos de idade respectivamente  na época. Convidado por uma amiga e vizinha sua, o jovem foi parar na pequena vila, onde vira pela primeira vez, a linda menina, a qual ele nem imaginaria ser aquela que, futuramente seria a sua digníssima e estimada adjuntora, e que também lhe daria três belos filhos. Ali na referida vila onde esteve hospedado na casa do irmão da princesa encantada e oculta até então; passou o dia visitando e conhecendo a vizinhança da mesma, onde pregou o Evangelho, inclusive na casa dos pais da pequena beldade.
      Depois de seis anos aproximadamente aquele jovem é surpreendido dentro do ônibus em que viajava, ao ser informado por uma amiga da jovem, a qual também, era sua amiga, que a referida moça que mexera com as suas emoções, ali naquela oportunidade, era exatamente a linda menina que vira há seis anos antes quando visitara a casa da sua  cunhada, naquela pequena e inesquecível Vila.
      Com o coração palpitando, tão logo aquele jovem vê a moça descer do ônibus num pequeno povoado, para onde os seus pais e toda à sua família haviam se mudado. Cheio de planos o moço seguiu viagem planejando exatamente a possibilidade de poder conquistá-la e, sobretudo, realizar um de seus sonhos que era, exatamente o matrimonial. Apesar do desafio, colocou a situação nas mãos de Jeová, e esperou a vontade permissiva Dele. Com a resposta e, é claro, com a aprovação do Senhor; um ano depois o jovem casou-se com a jovial que desde os dez anos de idade, também, sem saber, vira aquele a quem Deus já havia preparado para ser o seu legítimo esposo.      
      Esta história real e comovente foi feita vinte e seis anos após o primeiro encontro do casal, que continuam firmes e gratos a Deus por todas as bênçãos que Ele lhes tem concedido.

Continue lendo >>

  ©BLOG DO POETA PEDRO VIOLA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo